Pique

Aprenda a brincar de diversas formas de pique !!

 


São várias maneiras de brincar de pique, tente brincar cada hora de uma forma e veja que uma brincadeira conhecida pode ficar diferente e bastante divertida!

Brincadeira realizada por um grupo de crianças, que consiste basicamente em corridas e perseguições. De um modo geral, possui os seguintes componentes:

o perseguidor escolhido por sorteio, que corre atrás das outras crianças;
o pique, que pode ser um objeto, um local, uma palavra ou um gesto, determinados pelas crianças, dependendo da combinação feita entre elas e que tem, geralmente, a função de colocá-las a salvo da perseguição, liberá-las para continuarem a correr. Pode também ser um prêmio a conquistar.
A inserção de outros elementos nessa forma básica, faz com que a brincadeira adquira diversas modalidades, recebendo diferentes nomes:
pique-tá: também conhecido como pique-tapinha, pique-já e pique-mote. Escolhe-se o pegador e determina-se o local do pique antes de ser apanhado. Estará salvo aquele que chegar ao pique antes de ser apanhado. Se o pegador não conseguir alcançar ninguém, permanece na mesma função. Caso contrário, é imediatamente substituído por quem foi apanhado. Em algumas modalidades ele, depois de pegar o primeiro, que assumirá o seu papel, deve correr e tocar, isto é, dar tapinhas em todos os companheiros para que nova rodada se inicie.
O local de pique pode ser:

uma parede,
um poste,
um lugar alto,
uma árvore e tudo o mais que sua imaginação inventar.
pique-de-abaixar: ao invés de ter um lugar pra bater o pique, a criança para se livrar da perseguição tem que se abaixar.
pique-ajuda: também conhecido como pique-polícia e deus-me-ajude. O perseguidor corre atrás das crianças e aquela que for tocada passa a ajudar na tarefa de pegar as outras, colocando-se nas proximidades do pique, para evitar que algum participante se aproxime e se libere da perseguição. A brincadeira termina quando todos são tocados pelo perseguidor e seus ajudantes. O perseguidor na próxima rodada será o primeiro ou o último a ser tocado, dependendo de acordo prévio.
pique-salvo: também conhecido como pique-rabo e pique-barrilhe-um. Escolhe-se o perseguidor que esconde o rosto, contando até dez e sai à procura dos demais. Ao avistar um, grita: - Parado! A criança que foi avistada tem que parar imediatamente. Ela só pode voltar a correr se for tocada por alguém que ainda não tenha sido visto, ficando, assim, salva. O primeiro a ser visto é o pegador da próxima vez.
pique-cola: escolhe-se, por sorteio, o pegador que corre, tentando tocar cada uma das crianças. Ao consegui-lo a criança fica imobilizada - colada - até o final da brincadeira, a não ser que seja salva por outra através de um toque. Não pode salvar quem está imobilizado o participante que já tenha sido colado anteriormente. A criança colada três vezes passa a ser o pegador na próxima rodada.
pique-esconde: também conhecido como pique-curu-e-ura e maria-esconde. A criança escolhida por sorteio para ser o pegador, esconde o rosto num lugar determinado para ser o pique e conta até o número convencionado. Enquanto isso, as demais vão se esconder. Quando termina a contagem, a criança que está no pique diz: - Lá vou eu! E tenta encontrar os que estão escondidos. Ao encontrar alguém, toca-o com a mão ou diz seu nome, fazendo com que saia da brincadeira. Para se colocarem a salvo da perseguição, as crianças tem que alcançar o pique sem serem vistas pelo perseguidor e gritar: - Um, dois, três, pique! Na rodada seguinte, o pegador continuará sendo o mesmo, caso todos tenham conseguido alcançar o pique; caso contrário, será aquele que primeiro foi visto.
pique-estátua: escolhe-se o pegador que começa a correr atrás das outras crianças. Quando uma delas se vê quase alcançada, deve ficar imóvel como uma estátua. Se mexer, o pegador bate nele e passa-lhe o pique, isto é, ela será o pegador.
pique-fruta: Para que a criança não seja apanhada pelo pegador tem que gritar o nome de uma fruta, e não deve repetir os que já foram ditos. Quem for alcançado e não conseguir falar o nome de uma fruta que ainda não tenha sido falada será o pegador. Você pode usar vários assuntos pra brincar com este pique, como por exemplo, dizer times de futebol ou nomes de atores, esportes e muito mais.


PUBLICIDADE