Brincadeiras VOCAIS Autismo Exercícios de fonoaudiologia infantil TDAH Material para fonoaudiólogos Motricidade orofacial Fonoaudiologia Infantil Dislalia Problemas da fala fonoaudiologia Destravando a Língua As brincadeiras vocais são opções de brincadeiras que estimulam e melhoram a dicção. utilizando materiais comuns. Apresentamos algumas sugestões de brincadeiras para estimular os músculos faciais, a dicção, assim como a comunicação de uma forma geral e a socialização. Crianças que apresentam problemas de fala podem se sentir envergonhadas e isoladas do grupo. Ajude a criança a desenvolver auto confiança, estimulando tanto os exercícios vocais quanto os exercícios musculares, a contação de estórias, a memorização e a fixação de vocabulário. Jogo: Papa Espelho da Pronúncia Nome do Jogo: "Papa Espelho da Pronúncia"Idade dos Participantes: Adequado para crianças com dificuldades de pronúncia, geralmente de 4 a 10 anos.Materiais Necessários:• Um espelho de tamanho apropriado para a criança.• Uma lista de palavras com as quais a criança está tendo dificuldade de pronunciar. • Tempo e paciência.Instruções:1. Preparação: • Escolha um local tranquilo e bem iluminado para o jogo. • Coloque o espelho em um ângulo que permita que a criança veja claramente sua boca.2. Seleção de Palavras: • Antes de começar o jogo, faça uma lista das palavras que a criança tem dificuldade em pronunciar. Certifique-se de que as palavras selecionadas são apropriadas para a idade dela. (*) Consulte nossa lista por fonemas de acordo com as idades (GDF - Gráfico de Desenvolvimento da Fala) e palavras sugeridas.3. Comece o Jogo: • Sente-se com a criança em frente ao espelho. • Explique que vocês vão jogar um jogo chamado "Papa Espelho da Pronúncia" para ajudá-la a melhorar a forma como pronuncia as palavras.4. Demonstração: • Faça uma demonstração de como pronunciar corretamente uma das palavras da lista, mostrando o movimento de sua boca no espelho.5. Vez da Criança: • Agora, peça à criança que tente pronunciar a mesma palavra enquanto observa o movimento da boca da criança no espelho. • Não pressione muito para obter resultados perfeitos. A ideia é que a criança se sinta confortável e confiante.6. Repita e Pratique: • Continue alternando entre você e a criança, pronunciando as palavras da lista várias vezes. • Encoraje a criança a repetir cada palavra várias vezes, prestando atenção ao movimento da boca no espelho.7. Progresso Gradual: • A medida que a criança se sentir mais à vontade e confiante, introduza palavras mais desafiadoras na lista. • Lembre-se de que esse é um exercício que leva tempo e paciência.8. Recompensas e Incentivos: • Para tornar o jogo mais divertido, você pode oferecer pequenas recompensas ou elogios à medida que a criança demonstrar melhora em sua pronúncia.9. Tempo Limite: • Não force a criança a fazer o exercício por muito tempo de uma só vez. Mantenha as sessões curtas e lúdicas.10. Registro de Progresso: • Mantenha um registro do progresso da criança, marcando as palavras que ela melhora ao longo do tempo.Lembre-se de que a chave para o sucesso deste jogo é criar um ambiente positivo e encorajador para a criança. Com o tempo e a prática regular, ela deve ser capaz de melhorar sua pronúncia e ganhar confiança na articulação das palavras. Cante! Cantar é altamente benéfico para o desenvolvimento da comunicação das crianças. Sabe aquelas músicas que elas aprendem em desenhos e filmes infantis e cantarolam sem parar? Em vez de reprimir, encoraje esse hábito. Além de ser um excelente exercício de fonoaudiologia que auxilia no desenvolvimento da voz e da articulação, memorizar as letras das músicas pode ser um método de aprendizado eficaz e divertido para as crianças, contribuindo para que elas absorvam informações de maneira mais eficiente. PLAYLIST DE VÍDEOS DE MÚSICAS INFANTIS CARDS de imagens coloridas: Use CARDS de imagens, com ou sem as palavras escritas e estimule que a criança identifique e fale corretamente a palavra.Você pode colocar várias em uma pilha e pedir que a criança tire um CARD, para ver se ela lembra da palavra corretamente. Para cada acerto, você pode dar uma estrelinha para a criança. Use formas diferentes de estímulos para encorajar a criança.Use CARDS de alimentos e antes de ir ao supermercado com a criança, peça que ela escolha alguns CARDS e no mercado ajude ela a identificar o alimento. Isso trabalha a memorização, a associação de ideias, o vocabulário, a dicção, assim como estreita os laços entre vocês e transforma atividades diárias em estímulo e colaboração. IMAGENS PNG DE DIVERSAS CATEGORIAS CARDS do alfabeto: Imprima os alfabetos e use de diversas formas:1 - Peça para a criança falar as letras separadamente, devagar e depois rapidamente;2 - Estimule a associação de ideias pedindo que ela lembre, por exemplo, de comidas com aquela letra; 3 - Escolha uma letra e peça para ela falar 3 palavras diferentes que comecem com aquela letra. Você pode inventar muitas maneiras de brincar com as letras e formação de palavras. Com o desenvolvimento da criança vá introduzindo novas palavras com dificuldades fonéticas, encontros consonantais, etc... Letras Decoradas / Colored Letters Letras em Cubos / Cubes Letters OUTRAS ATIVIDADES COM O ALFABETO Próximo