Brincadeiras VOCAIS

As brincadeiras vocais são opções de brincadeiras que estimulam e melhoram a dicção. utilizando materiais comuns.

Apresentamos algumas sugestões de brincadeiras para estimular os músculos faciais, a dicção, assim como a comunicação de uma forma geral e a socialização.

  • Crianças que apresentam problemas de fala podem se sentir envergonhadas e isoladas do grupo.
  • Ajude a criança a desenvolver auto confiança, estimulando tanto os exercícios vocais quanto os exercícios musculares, a contação de estórias, a memorização e a fixação de vocabulário.

Jogo: Papa Espelho da Pronúncia


Nome do Jogo: "Papa Espelho da Pronúncia"
Idade dos Participantes: Adequado para crianças com dificuldades de pronúncia, geralmente de 4 a 10 anos.
Materiais Necessários:
• Um espelho de tamanho apropriado para a criança.
• Uma lista de palavras com as quais a criança está tendo dificuldade de pronunciar. 
• Tempo e paciência.
Instruções:
1. Preparação:
• Escolha um local tranquilo e bem iluminado para o jogo.
• Coloque o espelho em um ângulo que permita que a criança veja claramente sua boca.
2. Seleção de Palavras:
• Antes de começar o jogo, faça uma lista das palavras que a criança tem dificuldade em pronunciar. Certifique-se de que as palavras selecionadas são apropriadas para a idade dela.
(*) Consulte nossa lista por fonemas de acordo com as idades (GDF - Gráfico de Desenvolvimento da Fala) e palavras sugeridas.
3. Comece o Jogo:
• Sente-se com a criança em frente ao espelho.
• Explique que vocês vão jogar um jogo chamado "Papa Espelho da Pronúncia" para ajudá-la a melhorar a forma como pronuncia as palavras.
4. Demonstração:
• Faça uma demonstração de como pronunciar corretamente uma das palavras da lista, mostrando o movimento de sua boca no espelho.
5. Vez da Criança:
• Agora, peça à criança que tente pronunciar a mesma palavra enquanto observa o movimento da boca da criança no espelho.
• Não pressione muito para obter resultados perfeitos. A ideia é que a criança se sinta confortável e confiante.
6. Repita e Pratique:
• Continue alternando entre você e a criança, pronunciando as palavras da lista várias vezes.
• Encoraje a criança a repetir cada palavra várias vezes, prestando atenção ao movimento da boca no espelho.
7. Progresso Gradual:
• A medida que a criança se sentir mais à vontade e confiante, introduza palavras mais desafiadoras na lista.
• Lembre-se de que esse é um exercício que leva tempo e paciência.
8. Recompensas e Incentivos:
• Para tornar o jogo mais divertido, você pode oferecer pequenas recompensas ou elogios à medida que a criança demonstrar melhora em sua pronúncia.
9. Tempo Limite:
• Não force a criança a fazer o exercício por muito tempo de uma só vez. Mantenha as sessões curtas e lúdicas.
10. Registro de Progresso:
• Mantenha um registro do progresso da criança, marcando as palavras que ela melhora ao longo do tempo.
Lembre-se de que a chave para o sucesso deste jogo é criar um ambiente positivo e encorajador para a criança. Com o tempo e a prática regular, ela deve ser capaz de melhorar sua pronúncia e ganhar confiança na articulação das palavras.

Cante!

Cantar é altamente benéfico para o desenvolvimento da comunicação das crianças.
Sabe aquelas músicas que elas aprendem em desenhos e filmes infantis e cantarolam sem parar? Em vez de reprimir, encoraje esse hábito. Além de ser um excelente exercício de fonoaudiologia que auxilia no desenvolvimento da voz e da articulação, memorizar as letras das músicas pode ser um método de aprendizado eficaz e divertido para as crianças, contribuindo para que elas absorvam informações de maneira mais eficiente.

PLAYLIST DE VÍDEOS DE MÚSICAS INFANTIS

CARDS de imagens coloridas:

Use CARDS de imagens, com ou sem as palavras escritas e estimule que a criança identifique e fale corretamente a palavra.
Você pode colocar várias em uma pilha e pedir que a criança tire um CARD, para ver se ela lembra da palavra corretamente. Para cada acerto, você pode dar uma estrelinha para a criança. Use formas diferentes de estímulos para encorajar a criança.
Use CARDS de alimentos e antes de ir ao supermercado com a criança, peça que ela escolha alguns CARDS e no mercado ajude ela a identificar o alimento. Isso trabalha a memorização, a associação de ideias, o vocabulário, a dicção, assim como estreita os laços entre vocês e transforma atividades diárias em estímulo e colaboração.

IMAGENS PNG DE DIVERSAS CATEGORIAS

CARDS do alfabeto:

Imprima os alfabetos e use de diversas formas:
1 - Peça para a criança falar as letras separadamente, devagar e depois rapidamente;
2 - Estimule a associação de ideias pedindo que ela lembre, por exemplo, de comidas com aquela letra;

3 - Escolha uma letra e peça para ela falar 3 palavras diferentes que comecem com aquela letra.

Você pode inventar muitas maneiras de brincar com as letras e formação de palavras. Com o desenvolvimento da criança vá introduzindo novas palavras com dificuldades fonéticas, encontros consonantais, etc...

OUTRAS ATIVIDADES COM O ALFABETO